Sejam todos bem vindos para uma boa prosa...



sexta-feira, 8 de outubro de 2010

RAGU

Ragu é um tradicional molho italiano que tem como base a carne cozida. A palavra  é  originária da França(ragoût) que quer dizer  guisado.  O molho é de cozimento demorado e preparado com tomates e pedaços grandes de carne magra ( ragu napolitano), apesar do  "ragu  à Bolonhesa" ser mais conhecido de todos ( aquele que é feito de carne picada na faca ou desfiada ou ainda, a carne moída) .
Daí,  os italianos que quase que não gostam de polêmicas,  vivem  numa constante disputa entre a região da Bolonha e  a de Nápole  que tomam para si  o "verdadeiro Ragu", enquanto  aqui,  a gente só tem a ganhar, porque se leva vinho ou vai carne de porco, fica ao gosto do freguês!!!
Uma outra diferença é que o Ragu Napolitano leva bastante molho e esse cozimento é longo para apurar os sabores, sendo característica do Sul da Itália  servir o molho com uma massa e ter a  carne como acompanhamento. No Ragu à Bolonhesa, a quantidade  de molho é menor, ficando uma maior quantidade de carne, sendo geralmente servido com polenta, segundo tradição do Norte da Itália.


Depois de vcs "entrarem no clima" e,  como não poderia deixar de ser, vou ilustrar  essa iguaria com o filme Sábado, Domingo e Segunda, de Carlo Ponti, que tem Sophia Loren como personagem principal,  numa tragicomédia  que tem o ciúme e o cotidiano de uma família napolitana, como viés principal, conduzido por Sophia que é a autêntica mamma Rosa, matriarca da família, onde começa a preparar o prato principal,  de véspera,  para o tradicional almoço de  Domingo  que é o  "pano de fundo" das calorosas discussões familiares  num sobrado de um Vilarejo, em Nápole.
Vale conferir o filme inteiro!  Abaixo, uma amostra da cena do açougue onde as mulheres começam a discutir ... Hilária!!!
http://www.youtube.com/watch?v=C-9hAlmDVjQ

Agora, vou postar a minha  receita do Ragu Napolitano  (sem a mistura de carne de porco e aves - não gosto).


. 1 K  de carne magra(patinho ou peixinho) cortado em cubos de mais ou menos 5cm
. 1 x de bacon picado
. 400 gr de tomate pelado(lata)
. 1 K de tomates maduros sem pele
. 200 ml de vinho branco ou tinto seco (como preferir)
. 1/2 x de azeite ou mais um pouco
. 200ml de água
. 1 cebola grande bem picada(se possível, processe)
. 1 cenoura picada
. 3 dentes de alho amassados
. 1 talo de salsão (aipo) sem as folhas (que deverá ser cozido no molho e depois retirado)
. salvia, alecrim e sal à gosto (ou  manjericão fresco, se preferir)


1) Deixe a carne em vinha d'alho de um dia para o outro(com o alho, a cebola e o sal);
2)Refogue a carne no azeite, até que doure, junte o bacon para ir fritando, tendo cuidado para não queimar...(eu sou um perigo nessa hora...);
3) Quando toda a vizinhança estiver "subindo pelas paredes" com o aroma no ar, coloque o VINHO, aos poucos (esse é um segredo tb), deixando evaporar um pouco até formar um fundo escuro, que vai dar sabor ao molho;
4. Abaixe o fogo, junte o vinha d'alhos,  a cenoura, o aipo e a água, deixando cozinhar até que ferva a água (mais ou menos 20min), mexendo de vez em quando e não deixando a água secar totalmente para não perder o sabor;
5. Acrescentar então os tomates pelados(lata), os tomates picados, a salvia, o alecrim e o sal, por mais 30min até que o azeite suba para a superfície do molho. Se o líquido diminuir muito, acrescentar mais um pouco de água e  corrigir o sal.
      Sirva acompanhando rigatoni ou fusile com queijo parmezão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário