Sejam todos bem vindos para uma boa prosa...



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

BOLO DE NOIVA

Esse é um bolo tradicional de Recife, herança dos ingleses que passaram por ali. Por tradição, as noivas pernambucanas  congelavam(congelam?) pedaços desse bolo para comer no aniversário de  um ano de casamento porque acreditavam trazer sorte.
Quando chegou no Recife era feito com cerejas mas foi substituído por ameixas, bem como o vinho foi usado em substituição a outra bebida também, e por ser  muito rico em seus ingredientes "natalinos" é  encontrado nas festas e conhecido também como Bolo de Natal.
Sua massa é incrivelmente úmida e tão saborosa que não necessita de recheio.
Hoje é mais fácil achar sua receita, porém  a que estou postando aqui foi conseguida através de uma  amiga da família, pernambucana, que gentilmente como boa nordestina, dividiu o segredo desse delicioso Bolo .
A quantidade dos ingredientes  é da receita original e  rende bastante.
EXPERIMENTEM, É UMA DELÍCIA. Uma boa opção para a sua mesa de Natal!


Ingredientes:
1/2K de manteiga
1/2K de açúcar
1/2K de farinha de trigo com fermento
8 ovos
1cl chá sal
2 colheres de sopa de choco em pó
uma pitada de noz moscada e canela
250 gr de frutas cristalizadas
250gr de passas sem caroço
600gr de ameixa seca sem caroço
1 xícara de vinho do Porto  ou Moscatel
OBS1:(as frutas e as passas são colocadas de molho no vinho na véspera)
        2: (as ameixas são cozidas com 3colheres de sopa de açucar e um pouqunho de água, reservar)


É preciso uma batedeira grande. nela, colocar toda a manteiga, o açucar, aos poucos e quando ficar um creme adicionar os ovos. Desligue um pouco a batedeira para que repouse um pouco(5min).  Então, coloque a farinha aos poucos, o chocolate e o doce da ameixa, misturando bem acrescentando o vinho, e por último as frutas cristalizadas e as passas, aos poucos, para não grudarem.
Prepare a forma untando com manteiga e  depois colocado um papel manteiga(untado também) ao fundo da forma e despeje a massa levando ao forno pré-aquecido em torno de 1 hora.
Desenforme e deixe descansar até o dia seguinte (SE CONSEGUIREM)

As profissionais que fazem esse bolo dizem que tem de esperar 24hs  para confeitar e, querendo guardar por vários anos(Poooodeee??)basta cortar as fatias, embrulhar em papel metálico e colocar no freezer. Quando  quizer é só tirar da geladeira, abrir e comer...Não precisa esperar descongelar... Elas garantem. Nunca comprovei porque não houve sobras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário