Sejam todos bem vindos para uma boa prosa...



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FUDJE

A receita de hoje é uma  homenagem a todos que marcaram a sua infância e muito mais, com esse singelo docinho, principalmente quando feito pela minha avó Edla, avó  de todos...irmãos, primos e quem mais chegasse,  que alegrava as nossas tardes com um pratinho cheio dessas delícias que em meio a brincadeiras, comíamos até não aguentar mais.
É simples mas tem os seus segredos... Detalhes de vó , que não ficam apenas na forma de fazer ou os ingredientes certos, mas, no segredo maior, que por mais Expert que hoje pensamos ser não dá para reproduzi-lo da mesma forma, sentir o mesmo  gosto, ter o  mesmo prazer de estar degustando junto ao chocolate porções tão generosas de carinho, afeto e cuidado.
Hoje, graças a Deus,  temos todos a alegria de tê-la conosco nos seus 101 anos com lucidez, dando risadas quando trazemos à lembrança  esses detalhes que tanto nos fazem felizes.
Beijos, e Obrigada, Vó!!!

Essa foto não é o "original" quadradinho. Tem umas firulas à mais. Ecos da Modernidade...
Na verdade, é uma receita americana, muito antiga, com uma textura macia que conquista os amantes do chocolate mundo a fora Há mais de um século,
Vamos a receita Tradicional:

2x de açúcar
5colheres d sopa de choco em pó(Nescau, NÃO)
1 colher de chá de farinha de trigo
3/4 x de leite.
Misturar bem e levar ao fogo baixo e de vez em quando, suspender a colher de pau e pingar  em copo com água até que faça uma bolinha(É isso mesmo, o pulo do gato é quando o que era líquido  começa a açucarar e juntar ao contato com a água)
Nesse momento, tirar do fogo e colocar 1 COLHER DE SOPA DE MANTEIGA e UMAS GOTINHAS DE BAUNILHA, batendo até que perceber a mistura brilhante e pesada. Colocar em tabuleiro untado, esperando secar e cortar os quadradinhos.    EXPERIMENTEM E DERRETAM-SE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário