Sejam todos bem vindos para uma boa prosa...



quarta-feira, 13 de outubro de 2010

BAGATELA

Bagatela pode sugerir algo despretensioso, mas essa sobremesa inglesa(trifle) está bem longe disso.
Trata-se, na verdade de camadas de creme inglês, geléias ou frutas, biscoitos,  nozes (ou amêndoas/passas/frutas cristalizadas), dispostas sobre fatias de pão de ló embebido em vinho e servida em vasilha transparente (para que se veja a beleza das camadas).
Não existe medidas certas para os ingredientes, que por sua vez, vão depender do que vc tem no momento.
Gosto muito dessa receita porque dá liberdade para se criar e inventar novos sabores, lembrando sempre que não pode faltar o creme inglês,  alguma fruta ou compota ou geléia  e o  bolo ou biscoito champagne (sempre embebido em vinho encorpado ou conhaque).


Faça um creme inglês com uma consistência de mingau e reserve;
Forre o fundo de uma tigela de vidro alta com o bolo embebido de xerez ou outro vinho encorpado e cubra com a  fruta escolhida (que pode ser cortada ou em forma de purê: morango/pessego em calda/abacaxi)
Acrescente uma camada de nozes  ou amêndoas,  duas conchas de creme inglês, novamente a fruta, os biscoitos quebrados embebidos, o creme inglês...vá superpondo as camadas até que fique mais ou menos  a 8cm da borda, para finalizar  com uma grossa camada de syllabub, que é uma combinação de creme de leite e vinho adoçado ou conhaque,  uma delícia antiga que vale a pena experimentar,  mas que vcs podem substituir  pelo velho e amigo creme de leite batido como chantilly.

CREME INGLÊS: (PARA 600ML DE CREME- vai depender da quantidade de bagatela que vc vai fazer)

6 gemas
60 a 125 gr de açucar
leite bem quente (600 ml)
Bater as gemas e acrescentar o açucar, batendo com batedor de arame até que a mistura fique clara;
Acrescente aos poucos o leite quente mexendo sempre;
Leve ao fogo em panela grossa, mexendo sempre em movimento contínuo, sem deixar ferver;
Quando o creme ficar espesso interrompa o cozimento colocando a panela dentro de uma outra com cubos de gelo para que não talhe, mexendo, até que esfrie


SYLLABUB:
A versão original desta receita é datada de 1800 quando ordenhava-se a vaca sobre a tigela de vinho; assim a acidez do vinho coalhava o leite não -pasteurizado, que se separava  do soro. Hoje, tendo em vista o pequeno  grande embaraço de ter uma amável vaquinha em casa, o syllabub, embora menos rústico, não  perde em nada no sabor  quando o creme de leite  é lentamente misturado ao vinho, para que não talhe e fique homogêneo. Em seguida a mistura é batida até que fique espumosa.

-100ml de vinho branco ou xerez
-2 colheres de sopa de conhaque
-60gr de açucar
-300ml de creme de leite espesso
-noz moscada ralada (uma pitadinha de nada só para perfumar)
-casquinha de limão (01)

De véspera, coloque a casca do limão, o vinho e o conhaque numa tigela. No dia seguinte, coe o  líquido numa tigela grande e funda, acrescentando o açucar e misturando até que o dissolva bem. Adicione o creme de leite, lentamente, mexendo sem parar. Tempere a mistura com a noz moscada e bata com um batedor de arame até engrossar e manter-se firme( esse processo pode levar de 5 a 15 min dependendo da consistência do creme, da temperatura  e da forma de bater) ficando com a consistência de picos bem moles; Deve ser evitada a batedeira pois segundos à mais e o creme ficará granulado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário