Sejam todos bem vindos para uma boa prosa...



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O CASTELO DE VIDRO

"Há um tempo que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia; e se não ousamos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
(Fernando Pessoa)

Nesta semana, uma nova "querida amiga", em algumas frases, resumiu de forma belíssima a sua história de superação e construção de uma nova vida, em novo lugar, com novos horizontes que  impactou e me inspirou a escrever...

Esse turbilhão de informações e histórias que ouvimos, compartilhamos e vivenciamos ao final aponta para  o mesmo lugar: A descoberta de que dentro de cada um repousa um tsunami que à qualquer momento pode "virar o jogo" e não ficar pedra sobre pedra.

Percebo que a cada frase construída são desfeitas, pouco à pouco, fortalezas que ao longo dos anos, tão sutilmente, construímos e deixamos que se instalem, sorrateiramente, na nossa vida e escolhas. À principio, como grãos de areia  insignificantes, mas, perigosamente, transformados pelos ventos e tempestades em fortalezas que nos aprisionam e nos fazem algozes de nós mesmos.

Desfazer esses "nós" e impossibilidades não é tarefa tão fácil, concordo, porém transformar as pedras em pontes requer, apenas,  um pouco de paciência e determinação.
A minha amiga, fez isso, eu também; Creio que uma grande parte das pessoas o  fazem, incansavelmente...

Li um livro imperdível,  CASTELO DE VIDRO,  uma comovente autobiografia da jornalista americana Jeannette Walls, que narra a sua história com bastante realismo e emoção, expondo sua intimidade familiar, tristezas e frustrações na sua infância conturbada, um percurso sofrido em meio a pais completamente fora dos padrões, que não se fixavam em lugar nenhum, deixando com ela e seus irmãos menores a responsabilidade da vida adulta.
Como exemplo, numa data festiva ansiosamente esperada por ela, seu pai lhe diz:  -  "Filha, a gente não tem dinheiro para o presente, mas escolhe uma estrela no céu, e fica com ela para toda a vida".

Vale a pena ser lido por aqueles que gostam de ver o potencial de transformação que algumas pessoas trazem dentro de si.

BJS!




Nenhum comentário:

Postar um comentário