Sejam todos bem vindos para uma boa prosa...



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CHOCOLATE

Escolhi para a página de hoje essa unanimidade: O chocolate.
Uma iguaria  inebriante que possibilita nas suas mil receitas, outras mil possibilidade de ser novo, conquistando sempre os paladares mais exigentes e sofisticados. Uma tradição nacional!

Estarei postando duas receitas especiais para fazer frente às imagens maravilhosas que o filme "Chocolate " reproduz, usando essa iguaria como um símbolo que conquista, desperta desejos etc e tal. Uma delícia para os olhos e para o coração!

Trata-se de um romance-comédia contando a história de uma mulher que resolve se mudar com a filha para uma cidade rural na França em meados dos anos 50. Um pequeno vilarejo com habitantes altamente conservadores que reagem à sua chegada desde o início; primeiro, por ser uma mulher que chega como forasteira, sozinha e com uma filha; depois, porque num local onde só homens exerciam atividades no comércio, resolve abrir uma Chocolateria, com o brilho e a beleza de uma loja de metrópole, em frente à Igreja católica da região, em plena Quaresma...!!

Ela, feliz da vida por ser o chocolate uma tradição em sua família, vai, beirando ao sagrado com o seu jeito de feiticeira, encantando aos poucos os seus habitantes com suas exóticas receitas e revolucionando o modo de pensar da comunidade na subversão à ordem e a moral, usando simplesmente o chocolate, que passa a ser um símbolo para discutir valores como tradição, moral e preconceito.



TORTA DE GALA


1) Fazer uma massa com: 200gr de biscoito maizena triturado e 200 gr de chocolate meio amargo derretido.
     Forrar uma forma de torta e reservar, levando a geladeira por 1 hora.


2) Derreter 200gr de choco meio amargo  e após. juntar 1/2 lata de creme de leite sem o soro ; Esfriar.
3)Acrescentar 2colheres de sopa de contreau, 150gramas de nozes, e finalmente, 4 claras em neve com 4 colheres de sopa de açucar. Colocar esse recheio na massa reservada  e levar à geladeira por cerca de 5 hs.




SUFLÊ DE CHOCOLATE


3/4 de xícara de açúcar (135gr)
1 x de choco em pó (90gr)
1 x de leite em pó (95gr)
4 ovos


Pré-aqueça o forno a 200º
Misture bem o açucar, o leite em pó, o chocolate. Junte os ovos já batidos com batedor de mão até dobrarem o volume, deixando a mistura bem homogênea;
Coloque em forminhas individuais e leve ao forno até que fique firme nas bordas e cremoso no centro(cerca de 20min)
Para servir, coloque uma bola de sorvete de creme ou baunilha enquanto ainda estiver quente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário