Sejam todos bem vindos para uma boa prosa...



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DIA DE AÇÕES DE GRAÇA

O  Thanksgiving day é uma data  tão ou mais importante que o Natal nos EUA,  com a sua  comemoração  na  última quinta feira do mês de novembro. Um feriado, onde nada funciona para  que as famílias se reunam em suas casas a fim de ceiarem juntas e agradecerem as vitórias recebidas no ano, com comidas típicas de acordo com os costumes antigos.

Sua origem encontra-se nas festas da Colheita que eram tradicionais em várias partes do mundo desde a idade antiga com seus costumes e celebrações, no reconhecimento de que as bênçãos da natureza são dádivas de Deus onde a fartura era simbolizada por uma cesta repleta de alimentos. 




Lembramos ainda, a festa dos Tabernáculos judaica, novamente, exemplificando  a comemoração das boas colheitas, lembrando a saída do povo judeu do Egito e sua peregrinação pelo deserto de Sinai até a chegada a Terra Prometida com a fartura de frutos da terra e a gratidão de todos.


Apesar de saber que todo o dia é dia de agradecermos a Deus por tudo que tem feito em nossa vida,  gostaria que que este dia fosse mais conhecido pelo nosso povo e separado,  para celebrarmos e nos apresentarmos diante do Pai em agradecimento pelas tantas bênçãos recebidas no ano e  do seu cuidado por nós, em todo o tempo.

E, como o agradecer está bem próximo do dar, penso que também pode ser mais uma oportunidade de  exercitarmos a nossa solidariedade ao escolhermos alguém, ou uma família, para dividirmos um pouco daquilo que nos foi dado graciosamente por Deus, sendo sensíveis a cada  necessidade apresentada e agindo também com generosidade.





                                 Agora, postarei algumas receitas típicas da data, e que não podem faltar em suas mesas, apesar de soar um pouco estranho para o nosso paladar.




Peru do " thanksgiving day"



- 2 cebolas
- 2 colheres (sopa) bem cheias de alho
- 1 limão descascado e cortado em cubos
- 1 xícara de aipo
- 1 xícara de cenoura
- 1 colher (sopa) de sal refinado (aproximadamente,depende do tamanho da ave)
- 1 colher (sopa) de alecrim
- folhas de louro picadas (mais ou menos duas)
- 1 litro de vinho branco
- 1/2 copo de água
- um pouco de azeite (à gosto)



Bata tudo no processador. Regue o peru com a mistura. Cubra com papel alumínio e deixe na geladeira de um dia para o outro. Coloque o delicioso recheio dentro dele e asse durante 3 horas a 150ºC. Depois, tire o papel alumínio e grelhe por mais 1 hora. Sirva com cranberry sauce.



Cranberry Sauce: (molho para regar depois de pronto)


- 100 g de cranberry (ou cereja)
- 1/2 litro de suco de laranja
- 4 colheres (sopa) de açúcar

Leve os ingredientes ao fogo por meia hora ou 40 minutos para engrossar. Bata no liquidificador e coe.


Finalmente, enfeite a sua ave com raminhos de alecrim, frutas secas e cerejas ou outra fruta de sua preferência, regando com o molho, se desejar.



 
STUFFING (pode ser usado como recheio para o Peru ou como acompanhamento)

"O stuffing (do inglês ‘to stuff’, que significa ‘rechear’), é uma mistura de ingredientes variados usada para rechear aves, carnes e peixes, muito utilizado na época das festas de fim de ano. Além de dar sabor e ajudar a manter a umidade das carnes durante o cozimento, o stuffing, também conhecido como dressing, absorve os sucos das carnes, pegando emprestado o sabor destas.
No Brasil, a farofa é comumente usada como stuffing, tanto para aves quanto para peixes e carnes.
Ingredientes :
6 xíc. (chá) de croutons de pão branco sem casca, secos no forno, mas não torrados (de preferência, não usar pão Pullman)

200 g de manteiga sem sal

4 cebolas grandes picadas

1 col. (sopa) de tomilho fresco, sem os galhos

4 talos de aipo (salsão) sem as fibras, fatiados

2 xíc. (chá) de castanhas portuguesas cozidas, descascadas e picadas

1/2 xic. de amêndoas fatiadas

½ xíc. (chá) de salsinha picada

1 xíc. (chá) de caldo de frango

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo:

Numa panela grande, refogar as cebolas na manteiga até que dourem. Acrescente o aipo picadinho, refogando até que fique macio, colocando, entáo os  croutons, o tomilho e as castanhas.
Prove o sal e tempere com pimenta, se desejar.

Abaixe o fogo e deixe por alguns minutos, mexendo de vez em quando para não pegar na panela a fim de que o aipo fique bem macio.
Se começar a pegar no fundo da panela, pingue um pouco de caldo de frango ou, ficando muito seco, derreta separadamente 50 g de manteiga e regue a mistura.
Junte a salsinha e sirva.


A sobremesa que não pode faltar em suas mesas, para delírio dos comensais,  é a  "Pumpkin Pie"  que é simplesmente uma torta de abóbora, doce, é claro, que talvez a maioria daqui vai "torcer o nariz", mas que garantem ser muito saborosa.
Vou postar uma receita mais "abrasileirada" que acho que vai agradar, sim...
Deixe o preconceito de lado e experimente. Quem sabe vc também não será fisgado pelo novo sabor???  


Pumpkin Pie


Primeiro, junte um pacote de biscoito maizena ou similar triturado com 2 colheres de sopa de manteiga derretida, misturando  bem;
Coloque a farofa em uma forma de fundo removível, sem untar, apertando em toda a sua volta.


Agora, faça o recheio, batendo no liquidificador:


1 lata de leite condensado
400 gr de abóbora moranga cozida e espremida
3 gemas
1/2 colher de chá de noz moscada ralada ou em pó
1/4 de colher de chá de cravo moído
1 colher de sobremesa de canela em pó
1colher de chá de baunilha
uma pitadinha de sal


Colocar por cima da massa(que não precisa ser pré assada) e levar ao forno médio/alto por 40 minutos.
Leve a geladeira e depois cubra com uma cobertura de chocolate de sua preferência (pode ser aquela do Bolo de cenoura), ou simplesmente Chantilly.


Cobertura de chocolate simples:
Ferver 1/2 x de água com 1 xícara de açúcar. Adicione 1 tablete de choco meio amargo, mexendo até derreter; Junte uma colherinha de manteiga(só para dar brilho) e mexa bem. Coloque ainda quente sobre a torta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário