Sejam todos bem vindos para uma boa prosa...



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

 Em primeiro lugar, retirar tudo do armário e limpar com um pano úmido numa solução de 1/1 de vinagre de álcool e água. Fazer essa limpeza de três em três meses na época de maior umidade nos armários mais afetados.
- Deixar as portas dos armários e das janelas da casa abertas por pelo menos uma parte do dia mesmo em dias nublados para ventilar.

- No caso dos guarda-roupas, deixar espaço entre as roupas penduradas e também a prateleira abaixo delas vazia para facilitar a circulação de ar.
- Depois de usar uma roupa por pouco tempo, deixe-a tomar ar por algumas horas em local ventilado e só depois guarde-a.
- Para evitar a umidade nos armários, colocar cal virgem ou bicarbonato de sódio em um potinho de vidro sem tampa. Para as gavetas é melhor fazer sachês dos mesmos produtos com algodão. Outra opção para quem tem armário pequeno (pois esta opção é mais cara) são os produtos desumidificadores encontrados em recipientes de plástico com cristais que absorvem umidade. Assim que eles estiverem com líquido na medida marcada na embalagem é hora de fazer a troca do produto.
- Para manter as gavetas perfumadas e ainda repelir as traças existem várias opções no mercado: sachês, forros perfumados, bolinhas de cedro. Colocar o frasco vazio do perfume favorito também é uma opção mas só para perfumar!
- Lavar antes de guardar (mesmo que pareçam limpas) as roupas que usou em uma viagem como casacos e jaquetas,  pois as manchas podem estar ocultas e não aparecerão agora, só após alguns meses quando estiverem ressecadas, e a gordura da pele também atrai traças e causa um odor ruim quando não removida. O mesmo se deve fazer com lençóis e edredons usados em ocasiões especiais, o melhor é utilizar capas e sacos com zíper feitos de tecido como o TNT, apenas com um visor em plástico transparente, para que o tecido da peça "respire".
- Retirar as roupas ou lençóis dos sacos plásticos da lavanderia. Os solventes usados na lavagem a seco precisam de ar para se dissipar, e os sacos plásticos retêm umidade, que pode prejudicar os tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário